"Aquele desenvolvimento que satisfaz as necessidades das gerações presentes sem comprometer as possibilidades das gerações futuras para atender às suas próprias necessidades".
Relatório Brundtland (1987)
 
 

INTRODUÇÃO

 
"Aquele desenvolvimento que satisfaz as necessidades das gerações presentes sem comprometer as possibilidades das gerações futuras para atender às suas próprias necessidades".
Relatório Brundtland (1987)

Progredir com o objectivo de melhorar a qualidade de vida dos indivíduos, a partir do respeito, com um desenvolvimento mais igualitário, cuidando os recursos e preservando as espécies, no intuito de garantir um mundo melhor para os nossos filhos e os filhos dos nossos filhos. Este é o verdadeiro desafio das empresas no século XXI.
   
  
 
Para quimiCer ser uma empresa sustentável significa combinar o sucesso económico com a responsabilidade social e a proteção do meio ambiente, contribuindo para garantir um futuro melhor para a empresa e para as gerações futuras.
 
 

RESPONSABILIDADE

 
Responsabilidade corporativa

Para quimiCer ser uma empresa sustentável significa combinar o sucesso económico com a responsabilidade social e a proteção do meio ambiente, contribuindo para garantir um futuro melhor para a empresa e para as gerações futuras. Projetando o nosso esforço de progresso, no marco de um desenvolvimento sustentável, criamos mais-valias para os nossos clientes, para quimiCer, para os nossos funcionários e sócios, para a sociedade em geral. A nossa política de sustentabilidade pretende reafirmar o nosso compromisso de coerência empresarial com todos eles.

O conceito de responsabilidade corporativa está contemplado no Sistema de Direção e no Plano estratégico da empresa, no que se encontram definidas as linhas de atuação nesta matéria. Tendo presente este principio quimiCer impulsionou e subscreveu compromissos de ação sustentável e responsável, aplicáveis a todas as empresas do Grupo, com seus colaboradores ( clientes, fornecedores, universidades). Além disso, quimiCer desde o seu Dpto. de I+D e com a colaboração da UJI e de outros centros de investigação, mantém uma constante atividade participativa em distintos projetos de interesse empresarial e social.
   
  
 
Em quimiCer consideramos que o respeito pelo meio ambiente e a segurança no trabalho são uma parte fundamental da nossa atividade empresarial. São tarefas permanentes e que devem estar sujeitas a processos de melhoria constante.
 
 

MEIO AMBIENTE

 
Meio ambiente e segurança no trabalho.

Em quimiCer consideramos que o respeito pelo meio ambiente e a segurança no trabalho são uma parte fundamental da nossa atividade empresarial. São tarefas permanentes e que devem estar sujeitas a processos de melhoria constante.
Atualmente quimiCer conta com Sistemas de Gestão Meio Ambiental e de Segurança e Saúde Laboral conforme as normas ISO 14001 e OHSAS 18001.

Com o sistema de Gestão Meio Ambiental quimiCer afiança o processo da diferenciação baseado no respeito ambiental e na melhoria contínua do meio, para assim impulsionar a gestão seletiva e a minimização dos nossos resíduos, a redução das emissões, a melhoria da eficácia energética das instalações, o impulso de tecnologias limpas e o aproveitamento das águas residuais.
Os processos de fabricação atuais exigem dos nossos funcionários e fornecedores um elevado respeito pelo meio ambiente durante o seu desenvolvimento, para poder oferecer aos nossos clientes a garantia de qualidade e serviço.

quimiCer logra estabelecer um sistema de gestão de prevenção orientado para a minimização de riscos dos nossos funcionários, fornecedores e outras partes interessadas, e implementar um sistema de melhoria permanente que, de forma ativa, apresente e planifique as melhorias, aplicando-as a nossa atividade, verifique a sua eficácia e revise o seu cumprimento no tempo.
Aspetos como a minimização de riscos, o controlo e o seguimento dos requisitos legais, a definição de objetivos e metas, a formação contínua, o controlo e seguimento de todas as operações, a preparação face às emergências, a promoção de comportamentos seguros, a participação nas tarefas preventivas de todo o pessoal, os processos de auditoria e a planificação de ações corretivas, proporcionam a quimiCer um controlo exaustivo da sua atividade preventiva e um instrumento eficaz para aumentar a qualidade do produto e do bem-estar e satisfação no trabalho.

Com este objetivo, quimiCer concentra os seus esforços em:

»
Não dar prioridade aos interesses económicos, mas sim à segurança no trabalho e o respeito ao meio ambiente.
 
»
Dedicar a máxima atenção e esforço à segurança dos funcionários, colaboradores e à correta manutenção das instalações.
»
Dar prioridade ao design e a comercialização de produtos que facilitem a sua eliminação segura.
»
Minimizar a possibilidade de impacto nas pessoas, nos animais e no meio ambiente em todo o percurso do processo: o design, a fabricação, o armazenamento, a comercialização, o transporte, a distribuição e a aplicação dos produtos.
»
Levar a cabo ações de melhoria da segurança, da proteção da saúde e do meio ambiente, além do solicitado pela legislação em vigor.
»
Auditar e vigiar todos os processos, as instalações, os produtos, as emissões e a eliminação de resíduos.
»
Impulsionar a gestão seletiva e a minimização dos nossos resíduos.
»
Respeitar a Lei 11/1997 de 24 de Abril, de Embalagens e Resíduos de Embalagens, através do Sistema de Depósito, Devolução e Retorno de Embalagens Industriais Retornáveis.
»
Fomentar e possibilitar a reciclagem de materiais.
»
Estimular a inovação e o progresso técnico-científico na proteção do meio ambiente e na segurança dos produtos como uma missão própria importante.
»
Fomentar em todos os colaboradores a sensibilização pelo meio ambiente e pela segurança no trabalho.
»
Dar apoio e aconselhamento aos clientes e colaboradores nos seus esforços para uma utilização dos produtos segura e compatível com o meio ambiente. Facilitar informação para garantir este fim.


Apesar de ser uma empresa jovem, a quimiCer mantém o seu compromisso a respeito do meio ambiente e da segurança no trabalho, que nasce na origem, além das modas, consciente de que ainda fica muito por fazer. Por isso, o objetivo de quimiCer é continuar a trabalhar na melhoria contínua do desempenho ambiental e social, à procura de uma maior eficácia no consumo dos recursos naturais (matérias primas, energia e água) e a máxima redução do impacto ambiental (geração de resíduos, emissões de gases e descargas de líquidos contaminados). A quimiCer está convencida de que os aspetos ambientais são um fator estratégico de desenvolvimento sustentável, uma vez que contribuem na preservação dos recursos naturais para as gerações futuras.
Da mesma maneira, desejamos continuar a potenciar a cultura da responsabilidade corporativa como caminho seguro em direção à excelência profissional, humana e social.
  
 
QUALIDADE
quimiCer, a qualidade como elemento diferenciador. O nosso modelo de qualidade, segundo a norma ISO 9001 e certificado pela SGS desde o ano 2006, baseia-se na análise interna de agentes como a liderança, as pessoas, a política...
 
 

QUALIDADE

 
QUALIDADE
quimiCer, a qualidade como elemento diferenciador.

O nosso modelo de qualidade, segundo a norma ISO 9001 e certificado pela SGS desde o ano 2006, baseia-se na análise interna de agentes como a liderança, as pessoas, a política e a estratégia; impulsiona as alianças e avalia os recursos, os processos e o efeito dos mesmos nos resultados chave da atividade, assim como nos clientes, na Sociedade e nas pessoas que formam a organização.

Durante a análise, temos em conta os pontos fortes, as áreas de melhoria, os parâmetros que intervêm, as melhores ideias propostas, a sua aplicação em todas as áreas e processos da organização, etc. Desta forma, vamos realizando uma auto-avaliação sistemática, objetiva, comparável e periódica das atividades e dos resultados de quimiCer.

  Deste modo, quimiCer tem conseguido marcar a diferença com as empresas do seu sector. Investigação, Fabricação e Comercialização de Fritas, Corantes e Esmaltes Cerâmicos. Diferença baseada num modelo organizativo, com o objetivo de conseguir o maior grau de satisfação dos nossos clientes, e estabelecer uma rede de sinergias de qualidade, que garantam um crescimento rentável e sustentável para todos.

Para Quimicer ser uma empresa sustentável significa combinar o sucesso económico com a responsabilidade social e a proteção do meio ambiente.
  
 
PLATAFORMA TECNOLÓGICA ESPANHOLA DE QUÍMICA SUSTENTÁVEL
Criar objectos e materiais seguros e de longa duração. Não declinar nas futuras gerações a responsabilidade de satisfazer os requisitos na manutenção ou vigilância administrativa dos...
 
 

SUSCHEM-ES

 
SUSCHEM-ES PLATAFORMA TECNOLÓGICA ESPANHOLA DE QUÍMICA SUSTENTÁVEL

Criar objectos e materiais seguros e de longa duração. Não declinar nas futuras gerações a responsabilidade de satisfazer os requisitos na manutenção ou vigilância administrativa dos potenciais perigos originados pela criação irresponsável de produtos.
Princípio 5 de “10 The Hannover Principles Design for Sustainability.” De William McDonough & Michael Braungart.

quimiCer faz parte da Plataforma Tecnológica Espanhola de Quimica Sustentável (Suschem – Es). Suschem-Es é uma iniciativa promovida pela Federación Empresarial de la Industria Quimica Española (FEIQUE), em colaboração com: ASEBIO, FEDIT, la Red OTRI – Universidades y, Tecnalia. A Plataforma conta com o apoio do Ministério da Ciência e Inovação e, do Centro para o Desenvolvimento Tecnológico Industrial (CDTI). À semelhança da sua homóloga Europeia (SUSCHEM), o nosso objectivo é assegurar a competitividade do sector em Espanha a longo prazo, mediante a promoção e execução de acções globais inovadoras de carácter estratégico, contando com o apoio tanto da Indústria como da Administração.

Declaração da química apresentada por FEIQUE
A história do Homem e o seu desenvolvimento estiveram intrinsecamente ligados ao progresso do conhecimento científico e tecnológico. A ciência foi a ferramenta que permitiu ao homem alcançar, ao longo do tempo, uma maior esperança e qualidade de vida.
Entre todas as ciências foi a Química, com o apoio fundamental e necessário da Física, da Biologia e de outras áreas do conhecimento, a que em maior medida contribuiu para oferecer respostas às necessidades do ser humano.
Apesar da importância do papel que a Química já desempenhou no passado, o seu protagonismo será ainda mais relevante para encarar os desafios aos que deverá enfrentar-se a Humanidade, na actualidade e no futuro.
Como irão alimentar-se os mais de 9000 milhões de habitantes que habitarão a Terra em 2050? Como se irão erradicar as doenças actuais e aquelas que ainda não se conhecem? Em definitiva, como poderá, cada um dos homens e mulheres que habitam neste planeta, alcançar um nível e qualidade de vida suficientemente dignos?
  Sem dúvida, será a Química, através dos cientistas, investigadores, formadores, educadores, empresários e trabalhadores, a que irá proporcionar respostas a estas e outras incógnitas, respostas que só serão viáveis se estabelecermos as necessárias vias de colaboração entre todos eles, apoiados pela nossa Sociedade, as suas Autoridades e Organismos competentes.
Por tudo isto declaramos que:

»
É necessário sensibilizar a Sociedade sobre o papel indispensável que a ciência em geral, e a química em particular desempenham para garantir e melhorar a qualidade de vida e o bem-estar dos cidadãos.
»
É necessário que os Governos, os Órgãos Legislativos e as Administrações Públicas, estimulem e promovam a excelência na educação científica, na investigação, no desenvolvimento e na inovação tecnológica, assim como na difusão da informação objectiva e verídica sobre a ciência química e as suas aplicações.
»
É necessário reconhecer, valorizar e apoiar as fundamentais descobertas dos cientistas que investigam e desenvolvem os produtos e aplicações que geram o aumento permanente da qualidade de vida e do bem-estar da sociedade.
»
É necessário reconhecer, valorizar e apoiar o esforço fundamental dos docentes na formação científica dos jovens, desde as primeiras etapas da educação até ao ensino mais especializado.
»
É necessário reconhecer, valorizar e apoiar as empresas do sector químico, assim como os seus profissionais e trabalhadores, uma vez que são eles os que, em último termo, geram os produtos e benefícios económicos e sociais de que precisam os cidadãos.
»
É necessário que a química e o seu desenvolvimento industrial continuam considerando uma prioridade o seu Compromisso de Progresso com a protecção da saúde, a segurança e o meio ambiente, assim como também a utilização racional e sustentável dos recursos naturais.
http://www.pte-quimicasostenible.org

  
 
 
 
quimiCer
 
 
9 sql / 2 sqlseo / 0.03126287